PAI

Polo de Atenção

Integral à Saúde Mental

FILANTROPIA

Com a missão de cuidar do ser humano, o Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI) Papa Francisco na Providência de Deus foi inaugurado pelo Santo Padre em sua visita ao Rio de Janeiro, em 2013, por ocasião da XXVIII Jornada Mundial Da Juventude. Saiba mais sobre o PAI.

 

Criado para acolher e atender pacientes com transtornos psiquiátricos e dependência química, o PAI Papa Francisco é um dos legados sociais da JMJ. Por isso, o Serviço de Psiquiatria oferece em média, por mês, cinco internações e cinco atendimentos de forma gratuita.

 

Os pacientes beneficiados com a ação são encaminhados de Associações para tratamento de dependentes químicos que também fazem parte do legado da Jornada. Para serem admitidos, eles passam por entrevista com a assistente social da unidade.

 

Outras unidades

 

Além do PAI Papa Francisco, a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus mantém outros Polos de Atenção Integral à Saúde Mental. São eles:

 

  • PAI Hospital Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, em Jaci (SP)
  • PAI Hospital Regional Presidente Prudente, em Presidente Prudente (SP)
  • PAI Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, em Bragança Paulista (SP)
  • PAI Santa Casa de Misericórdia de Aparecida, em Aparecida (SP)
  • Centro de Atenção Intensiva a Saúde Mental (CAISM), em Franco da Rocha (SP)

 

 

Para saber mais, acesse o site da Associação: franciscanosnaprovidencia.org.br

 

 

“O Rio de Janeiro necessitava de um centro integrado de atendimento que oferecesse a oportunidade de recuperação para os dependentes químicos e tratamento aos que sofrem de transtornos psiquiátricos. Tenho a certeza de que o PAI será o legado social da Jornada Mundial da Juventude.”


Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio

“Precisamos todos de aprender a abraçar quem passa necessidade, como fez São Francisco. (...) Precisamos todos de olhar o outro com os olhos de amor de Cristo, aprender a abraçar quem passa necessidade, para expressar solidariedade, afeto e amor. (...) Aqui não há indiferença, mas solicitude. Não há desinteresse, mas amor. A Associação São Francisco e a Rede de Tratamento da Dependência Química ensinam a se debruçar sobre quem passa por dificuldades porque veem nestas pessoas a face de Cristo, porque nelas está a carne de Cristo que sofre. Obrigado a todo pessoal do serviço médico e auxiliar aqui empenhado. O serviço de vocês é precioso.”


Papa Francisco

©2017 PAI - Polo de Atenção Integral à Saúde Mental - Hospital São Francisco na Providência de Deus - Todos os direitos reservados.

 

 

Rua Conde de Bonfim, 1.033 – Tijuca